APRESENTAÇÃO

O Instituto de Filosofia, Arte e Cultura

Em dezembro de 1981, foi criado o Instituto de Artes e Cultura (IAC) pela Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto, com o intuito de proceder a atividades de produção e pesquisa cultural e artística, privilegiando a interpretação das experiências históricosociais  da Região dos Inconfidentes.

Em 1995, com a criação do Curso de Filosofia, o IAC assume a denominação de IFAC – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura.

O Centro de Documentação

O Centro de Documentação do Núcleo de Mentalidade e Memória porta o objetivo de reunir registros, em diferentes linguagens, vinculados às produções e pesquisas artísticas e culturais promovidas pelo IFAC. Com tal intuito, desenvolveu o Projeto Transformações Urbanas e Arquitetônicas, vigente até a atualidade.

O Projeto Transformações Urbanas e Arquitetônicas

Foi criado com o intuito de suscitar memórias da Cidade de Ouro Preto através de expressivo acervo fotográfico, que comporta fotografias impressas em papel do final do século XIX até os dias de hoje e negativos de nitrocelulose, vidro e polietileno em formatos variados. Tal acervo mostra-se, assim, dotado de grande singularidade e importância no país.

O Programa IFAC-Mentalidade e Memória

Com o objetivo de dinamizar o Núcleo de Mentalidade e Memória, estão sendo promovidos, em 2017, seis novos projetos, de perfil extensionista, que promoverão o fomento das artes e da cultura na Região dos Inconfidentes: “Rostos de Ouro Preto: o acervo Luis Gustavo”, “IFAC-Pontos de Encontro”, “Luis Fontana: Cidade e Fotografia”, “A Pastoral do Menor na Arquidiocese de Mariana (1988-2006)”, “Cartas e música de Cláudio Santoro”, “O distrito de São Pedro de Caldas: cidade e memórias”.

 

Não perca:

Pontos de Encontro